Escolha do local e instalações 

O local onde se vai criar deve de ter uma boa circulação de ar, mas evitando as correntes de ar que são prejudiciais ao aparelho respiratório dos agapornis. Esta circulação  permite uma boa renovação do ar  evitando a sua saturação e impedindo que no caso do aparecimento de alguma doença que se propague pelo ar a mesma seja minimizada.

Permita que os agapornis tenham alguma exposição solar, principalmente da parte da manhã. O Sol é fundamental para a sintetização da Vitamina D, responsável pelo bom desenvolvimento ósseo.

O telhado do local de criação deve de ter um bom isolamento térmico de modo a que se evite temperaturas altas dentro das instalações, diminuindo desta forma a humidade no ar. Telhas de acrílico, plásticas, chapa ou de fibro-cimento aquecem demasiado o ambiente. As telhas tradicionais de barro são excelentes para este fim. Existem no mercado outro tipo de telhas próprias para fazer a quebra térmica necessária para manter os ambientes frescos.

Se vai criar ao ar livre tenha cuidados com os gatos e os ratos. Os primeiros atiram-se ás redes e podem ferir os pássaros, além de que os perturbam fazendo com que eles entrem em stress. Uma boa solução é a colocação de redes duplas , em que os gatos depois de algumas tentativas se apercebem que não podem chegar aos pássaros e os deixam em paz. Os ratos são uma praga que é necessário evitar porque transmitem doenças aos pássaros quando em contacto com os comedouros e os bebedouros.