Criação em colónia ou gaiolas individuais
A criação de agapornis pode ser feita em colónia ou em gaiolas individuais, dependendo do espaço que tenhamos, da disponibilidade de tempo, bem como dos nossos objectivos na criação destes pássaros.
|
![]() |
As medidas das gaiolas individuais não devem ser inferiores a 80x40x40cm , para permitir algum exercício de voo aos pássaros.
O tamanho do viveiro para criação em colónia, tem que ter em conta o número de casais que pretendemos lá colocar. Um viveiro com 2x1x1m , não deve comportar mais de seis casais para evitar guerras entre eles pelo seu território de criação.
A criação em colónia oferece como vantagens o pouco tempo que é necessário nós dispensarmos na manutenção da mesma, visto que independentemente do número de casais que lá existam o trabalho é feito como se de uma única gaiola se tratasse. Enquanto que o trabalho que nós temos com a criação em gaiolas individuais é proporcional ao número de casais que nos propomos criar. O desperdício de comida e papas também é menor dado que estes pássaros são peritos em estragar as sementes.
A criação em gaiolas individuais oferece todas as vantagens, excepto a do trabalho necessário e o desperdício na alimentação. As principais vantagens são:
- Possibilidade de uma criação selectiva, onde podemos escolher que macho devemos cruzar com determinada fêmea e evitar cruzamentos, cujos filhotes não são o que desejava-mos.
- Maior número de criações por ano em virtude de os progenitores não terem que dispensar a sua atenção na defesa dos filhotes dos outros casais da colónia. Este facto atrasa a próxima postura da fêmea.
- Possibilidade de manter por mais algum tempo os filhotes junto dos pais, o que permite aos mesmos desenvolverem os seus instintos de defesa. Muitas vezes o afastamento precoce dos filhotes e a sua colocação junto de outros pássaros origina a sua morte por lutas entre eles.
- Maior facilidade na detecção de algum pássaro que esteja doente e diminuição dos riscos de contágio, bem como no seu tratamento.
- Possibilidade de aumentar os casais de reprodução. A introdução numa colónia de um novo casal não é vista com bons olhos pelos casais lá existentes devido aos seus instintos de defesa territorial que irão atacar os elementos recém chegados, originando muitas vezes lutas que resulta na morte dos mesmos.